Por que registrar a sua marca?
A proteção da marca garante exclusividade no uso da sua marca no seu ramo de negócio.
Importante
A proteção é dentro da classe escolhida O custo envolvido depende do número de classes Leva 1 ano e meio para concluir a sua proteção O registro de marca é válido por 10 anos
Quais são os riscos ao não registrar a minha marca?
Perda de Exclusividade: Sem o registro, você não tem a exclusividade do uso do nome ou logo. Isso significa que outra pessoa ou empresa pode usar sua marca, prejudicando sua identidade no mercado e sua reputação.
Concorrência Desleal: Sem o registro, terceiros podem registrar uma marca semelhante à sua, gerando confusão entre os consumidores e até mesmo tomando o controle da marca que você estava utilizando.
Dificuldade de Proteção Legal: O registro oferece proteção legal contra o uso não autorizado da sua marca. Sem ele, fica mais difícil processar quem esteja infringindo os seus direitos de uso exclusivo.
Valorização da Marca: Marcas registradas têm mais valor, principalmente no mercado de franquias, vendas ou parcerias comerciais. Sem o registro, sua marca não será tão valorizada.
Impedimentos de Expansão: Se você deseja expandir seu negócio para outros estados ou até outros países, o registro é fundamental para garantir o direito de uso da marca em outros locais.
Multas e Custos Legais: Caso outra empresa registre uma marca semelhante à sua, você pode ter que gastar dinheiro com ações legais para tentar reverter a situação. Além disso, pode ser obrigado a pagar custos de rebranding, o que gera prejuízos financeiros.
O que a marca Protege?
Uma marca registrada é um tipo de direito de propriedade intelectual (PI) que distingue sua marca, produto ou serviço exclusivo de outros concorrentes no mercado. Uma marca registrada pode ser usada para proteger o nome da sua empresa ou aspectos da sua marca.
As marcas podem ser registradas ou não registradas. Uma marca registada proporciona geralmente uma protecção jurídica mais forte do que uma marca não registada.
As marcas registradas podem ser usadas para proteger um logotipo, frase, palavra, aspecto da embalagem ou qualquer combinação destes.
Quais são os direitos adquiridos com a concessão do registro de marca?
Ao se tornar detentor de determinado registro de marca, o empresário obtém inicialmente a tranquilidade de trabalhar em paz, sem o risco de ser acusado por terceiros de utilizar a marca de forma indevida.
Por outro lado, o empresário poderá impedir concorrentes que utilizem marcas semelhantes à sua, causando confusão no mercado.
Adicionalmente, o empresário poderá licenciar, franquear ou até mesmo vender os direitos de propriedade do registro marcário a terceiros.
É obrigatório contratar um profissional para proteger a minha marca?
Depende da localização do seu domicílio.
Sim, quando o requerente do pedido de registro de marca for residente ou domiciiado no exterior. Apesar do tratado do protocolode madrid no qual o Brasil é signário permitir o depósito de marca de forma automática, o titular estrageiro deverá constituir um procurador no Brasil com poderes para receber citações e intimações.
Não, quando se tratar de pessoas com nacionalidade brasileira, mas é altamente recomendável o auxílio de um profissional qualificado para dar um bom andamento no processo, que necessita de orientação sobre estratégias para proteger sua marca e prevenir possíveis erros que resultem na rejeição do pedido de registro de marca.
Apresentação da marca?
Marca mista
Uma marca mista é aquela que combina mais de um tipo de elemento (nominal, figurativo, tridimensional, entre outros). Portanto, uma marca mista vai unir diferentes formas de representação, como texto e símbolos gráficos, para criar um impacto visual mais forte e memorável. A união de um nome (nominativo) e de uma imagem (figurativa ou tridimensional) permite que o público associe tanto o nome quanto os elementos visuais à marca.
Exemplos:
Marca nominativa
A parte nominativa da marca é o nome ou palavra que representa a empresa ou o produto.
Exemplos:
Marca figurativa
A marca figurativa é composta por símbolos ou imagens que representam visualmente a marca sem usar palavras. Ela pode incluir ícones, desenhos ou formas gráficas que comunicam a identidade visual de maneira visual, podendo ser diretamente associada ao nome ou ao produto.
Exemplos:
Marca Tridimensional
Uma marca tridimensional envolve elementos que possuem volume e profundidade, criando uma percepção de espaço e textura. Pode se referir ao design do produto, como no caso de embalagens ou formas inovadoras de logotipos ou produtos que são fisicamente modelados de maneira a provocar uma sensação de tridimensionalidade. Isso pode ser especialmente eficaz em produtos de consumo ou em embalagens..
Exemplos:
Classes de produtos e serviços
Ao solicitar uma marca, você precisa listar os produtos e/ou serviços para os quais usará sua marca. É importante acertar porque isso determina o que sua marca protege. Você só terá direitos exclusivos de uso de sua marca para os produtos e serviços listados em seu requerimento. O seu pedido será examinado com base nos produtos e serviços listados. Depois de enviar o seu pedido, você não poderá adicionar novos produtos e serviços. Para adicionar novos, você precisará registrar uma nova solicitação, efetuando novo pagamento de taxa federal para gerar outro pedido com numeração diferente do primeiro pedido. Portanto, se incluir os bens e serviços errados, você poderá: · Acabar com uma marca que não protege você adequadamente · Ter o seu pedido negado e precisará enviar um novo pedido. Para facilitar a identificação das classes aplicáveis ao seu negócio, nosso sistema oferece uma ferramenta que permite encontrar a classe correta, basta buscar pelo nome das atividades que você deseja proteger.
Exemplo:
Classe: 3
Show detail
Sachês para perfumar roupa Produtos para enxaguar a roupa [lavanderia] Produtos para alvejar roupa Fita adesiva para limpeza de roupa Adesivo para limpar roupa |
|||
Classe: 5
Show detail
Desodorantes para roupas e materiais têxteis |
|||
Classe: 6
Show detail
Ganchos de metal para cabideiros de roupas |
|||
Classe: 7
Show detail
Máquinas para torcer roupas Máquinas para lavar [roupas] |
|||
Classe: 9
Show detail
Roupas para proteção contra fogo Roupas para proteção contra acidentes, irradiação e fogo Roupas de mergulho Roupas de amianto para proteção contra fogo Roupa para mergulho |
|||
Classe: 10
Show detail
Roupas especiais para salas de operação |
|||
Classe: 11
Show detail
Tanque para lavar roupa [partes de instalações sanitárias] Secadoras de roupa, elétricas Secadora de roupa a gás Roupas eletricamente aquecidas |
|||
Classe: 18
Show detail
Roupas para animais de estimação Capas protetoras de roupas para viagem |
|||
Classe: 20
Show detail
Protetores de berço, exceto roupa de cama Guarda-roupas Capas para vestuário [guarda-roupa] Cama guarda-roupa Artigos para cama, exceto roupa de cama Arara para roupas |
|||
Classe: 21
Show detail
Varais de roupa Tábuas para passar roupa Pregadores para roupa Bacias para lavar roupa Aspirador e limpador de roupa portátil movido à pilha |
|||
Classe: 22
Show detail
Sacos para roupa suja Sacos em malha para lavagem de roupa Saco para lavar roupa |
|||
Classe: 24
Show detail
Roupas de cama hipoalergênicas Roupa de cama, mesa e banho Roupa de cama Roupa de banho, exceto vestuário Protetores de moisés [roupa de cama] Protetores de berço [roupa de cama] Acolchoado [roupa de cama] |
|||
Classe: 25
Show detail
Roupas para esqui náutico Roupas íntimas absorventes de transpiração Roupas impermeáveis Roupas de praia Roupas de imitação de couro Roupas de couro Roupas de banho Roupa para ginástica Roupa íntima Fantasias [roupas] Combinação [roupa íntima] Coletes [roupa íntima] Cintas [roupa íntima] Bolsos para roupas Body [roupa íntima] |
|||
Classe: 26
Show detail
Ombreiras para roupas Monogramas para marcar roupa Letras para marcar roupa Laço para roupa Emblemas para roupa, exceto de metal precioso Cadarço para roupa Algarismos para marcar roupa Algarismos ou letras para marcar roupa Protetores de berço [roupa de cama] Adesivo para aplicação em roupa quente ou frio Adereço adesivo para aplicação em roupa |
|||
Classe: 28
Show detail
Roupas de bonecas |
|||
Classe: 35
Show detail
Comércio [através de qualquer meio] de roupas |
|||
Classe: 37
Show detail
Repassagem de roupa |